• : -
PortalR1.net
Picos 360

O uso das redes sociais por crianças e adolescentes em Picos, seus benefícios e polêmicas

Tudo bem como todos vocês. Não é novidade que as redes sociais ganharam o gosto da população, principalmente o Instagram, o Facebook, TikTok, são bastantes usados em todas as partes do mundo, por todas as classes sociais e por todas as idades. O que vem chamando a atenção é o fato de que crianças e jovens cada vez mais estão utilizando essas ferramentas. É por esta mesma razão que surgem diversos questionamentos como:

As crianças já nascem e se deparam com o mundo virtual da internet. Segundo Zamataro (2019) não tem como negar que a internet tem sua importância atualmente e por causa dela que informação, educação, lazer, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo tem perfis e compartilham fotos, arquivos, ideias nas mais variadas plataformas, incluindo o WhatsApp.

O modo como as crianças se comportam online é um dos assuntos que mais aborrecem os pais, pesquisas feitas nos Estados Unidos da América e publicada no The Nem York Times mostram que os pais se preocupam com o que seus filhos escrevem na rede e como isso poderia prejudicá-lo no futuro, mostrando que além de se preocuparem, tentavam ajudar seus filhos a gerenciar o conteúdo de suas informações digitais.

Falei com algumas mães de crianças que utilizam a redes sociais e as mais evidentes foram o Instragram, o TikTok e o Facebook, e foram elaboradas algumas perguntas, sendo;

1) Quanto tempo seu(a) filho fica no celular e principalmente no Instagram?

  • A mãe 01 relatou que ‘no celular passa nessa pandemia, umas 8 hs por dia, entre aulas/youtube,jogos/tiktok. Instagram ela não é tão adepta, as postagens são feitas por mim…’.
  • A mãe 02 respondeu que meus ‘filhos não usam Instagram’. A mãe 03 sobre a mesma pergunta respondeu que “minha filha passa cerca de 3 horas por dia no celular. No Instagram ela não tem acesso, eu que movimento o insta dela’;
  • A mãe 04 respondeu ‘No instagram, nenhum minuto, ela tem um perfil, mas a mamãe que administra, ela ainda não sabe utilizar. No celular cerca de 3 horas por dia, tirando as aulas online’.
  • A mãe 05 respondeu “Agora depois da pandemia ela fica na hora das aulas virtual, live em atividades escolares e no instagram esses últimos meses, bem menos que antes”.

  Nas respostas das mães envolvidas na pesquisa demonstram que as crianças ficam bastante tempo de frente ao celular para os mais variados fins, seja para assistir vídeos, instagram ou assistir aulas, tal fato deve estar ligado ao atual momento global que o uso do celular em si aumentou, sempre mostraram que monitoram de perto o uso dessas tecnologias.

Acompanhar de perto as crianças no celular é de fundamental importância, pensando nisso a segunda pergunta foi se;

2) Vc monitora o conteúdo que visualizam? Com que frequência?

  • A mãe 01 respondeu que ‘sim, de 4 a 5 vezes na semana’;
  • A mãe 02 ‘sim, usam apenas Youtube com fiscalização’;
  • A mãe 03 “sim, procuro sempre deixa-la próxima de mim quando está utilizando o celular’;
  • A mãe 04 respondeu que ‘sim, monitoro 24 horas por dia’;
  • A mãe 05 respondeu que ‘os conteúdos que ela utiliza sempre foi monitorado tanto por mim como de outras pessoas da família. E quando vai visualizar algo ela pergunta se pode. Esperando a permissão”

Percebeu-se que todas as mães monitoram o uso do celular pelas crianças e o que é o correto pois se sabe os perigos da internet, para isso, os pais podem ficar tranquilos, já que as crianças brasileiras ganharam uma proteção legal: no final do 2019 entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, que no Artigo 14 estabelece que os dados das crianças e adolescentes devem ser coletados e tratados “em seu melhor interesse”. Ou seja, um dos pais ou o responsável legal deve consentir a coleta e o uso dos dados da criança em games e redes sociais e, ao completar 18 anos, ela poderá decidir se quer apagar os dados da plataforma como afirma a Revista IstoÉ (2020).

 

3) Na sua opinião, qual as vantagens e desvantagens do uso do Instagram por seu filho? As mães responderam que:

 

Quadro 01 – vantagens e desvantagens do uso do instagram

Entrevistadas Vantagens Desvantagens
Mãe 01 Aprende rápido a manusear aplicativos eletrônicos Excesso de exposição
Mãe 02 Não tem nenhuma vantagem
Mãe 03
Mãe 04 Alí se cria um perfil na qual a pessoa/criança se identifica O medo de assédios e o do que podem surgir na linha do tempo
Mãe 05 Estamos no século XXI e as crianças ñ estão podendo sair de casa então é uma forma de interagir com seus amigos e familiares que moram longe. Vem com a falta dos responsáveis que tem que ter a supervisão porque perigo tem em todos os lugares e é fundamental.

Fonte, próprio pesquisador

– algumas mães não quiseram responder

 

Com base nas respostas das mães que existem vantagens mais que deve se ter cuidado com o excesso de exposição, assédios e dentre muitos outros. Assim é fundamental que os pais sejam presentes neste processo em que a criança descobre as tecnologias.

4) Que outros aplicativos ele(a) usa cotidianamente?

A mãe 01 respondeu ‘escolaweb, whatzsp, tiktok,jogos’. A mãe 02 respondeu ‘Paykids e Netflix’. A mãe 03 respondeu que ‘o Youtube, Netflix e jogos’. A mãe 04 respondeu “Youtube e TikTok”. A mãe 05 respondeu que ‘no cotidiano o q ela esta usando muito é o ClipEscola., assistindo aulas e fazendo provas e as vezes Tik Tok e o google meet’.

Nisto o TikTok fica em evidencia sendo um dos mais usados, além dos instagram, segundo o TikTok em fevereiro, o aplicativo lançou uma ferramenta de controle parental dentro de seu aplicativo para permitir que os pais tivessem maior poder de decisão em relação ao tempo que as crianças ficam na rede social.
O recurso, no entanto, exige acesso direto ao aparelho para fazer configurações e quaisquer ajustes, o que pode ser um problema caso o pequeno usuário não queira entregar o celular para seu responsável.

5) De que forma esses aplicativos contribuem para a construção da personalidade do seu(a) filho(a)? A mãe 01 respondeu que;

Não acredito em uma contribuição de personalidade, sempre converso e deixo claro que a vida virtual deve ser diferenciada da vida cotidiana, em internet como em filmes existe a ficção, nem tudo que está ali é real. Acredito que a única contribuição é a criança dominar aplicativos mais cedo, com mais segurança e autonomia que um adulto”.

A mãe 02 respondeu “dependendo do conteúdo, podem incentivar ser uma criança com mais conteúdo de aprendizagem’. A mãe 03 respondeu “de forma direta, pois alguns canais formam opiniões sobre diversos assuntos, estes que são absorvidos por ela nos momentos de utilização’. A mãe 04 respondeu no ‘Youtube ela ama os vídeos infantis, a mamãe e o papai sempre acompanha todos os conteúdos para garantir seu aprendizado. Quando menos aprendeu cores, letras, números, jogar lixo na lixeira e etc… No TikTok ela se diverte com vídeos e dancinhas saudáveis, brinca de desenhos e aprende sobre números’.

A mãe 05 respondeu que ‘dependendo do conteúdo que você deixa seu filho utilizar. Contribuem para trocas de ideias, aprendizados e conhecimento adquirido desde que seja conteúdos que agregam para formação dela. De forma saudável !’.

Foi visto que as redes sociais cumprem também o papel de construir a identidade da criança, e se não for muito exagero deixando a vontade para suas escolhas ideológicas, culturais e sociais. Para tanto, a hora que a criança deve começar a utilizar a redes sociais é de total responsabilidade do seus pais, bem como do seu controle e intensidade.

Desta forma, proibir o uso das redes sociais para crianças e adolescentes não educa e não previne, deve-se permitir o acesso com regras e limites negociados, para não privar os filhos desta importante tecnologia de informação, que é as redes sociais. Portanto, aqui em Picos como em qualquer outro lugar do país ou do planeta, as crianças podem usar a internet, desde que seja orientada pelos seus pais.

Agradeço a todas as mães que participaram da discussão.

 

REFERÊNCIAS
Redes sociais na infância. Disponível em – https://saude.abril.com.br/blog/experts-na-infancia/redes-sociais-na-infancia-quais-os-limites/ Acesso em 15 jul. 2020

Crianças nas redes sociais – perigo para toda a família. Disponível – https://canaltech.com.br/comportamento/Criancas-nas-redes-sociais-perigo-para-toda-a-familia/ Acesso em – 15 jul. 2020

Filhos superexpostos nas redes sociais Disponivel em – https://istoe.com.br/filhos-superexpostos-nas-redes-sociais/ Acesso em 15 jul 2020

 

Contato:

Damásio Santos
Fone: (89) 99908 4856
E-mail: damasiopicospi@gmail.com
Instagram: @dampicospi

Fonte: Prof Damásio Santos

 

Seja o primeiro a comentar