• : -
PortalR1.net
Picos 360

ENEM ECO-DIGITAL, BOM PARA A ECONOMIA, EXCELENTE PARA O MEIO AMBIENTE

Este ano o governo lança a proposta de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM em versão online. Ou seja, além de ser realizado no modulo impresso, a prova também será feita através de computadores. Em toda sua história é a primeira vez que o exame realizará este modelo de prova em âmbito nacional. A coluna desta semana traz alguns questionamentos sobre dúvidas sobre o assunto.

De acordo com o site do Inep o Enem Digital é uma modalidade de aplicação que será aplicada progressivamente e tem como meta atingir 100% do exame até o ano de 2026. Cerca de 100 mil candidatos poderão optar pela versão digital e em relação a aplicação segue as mesmas normas da impressa, com língua estrangeira, a redação e 45 questões. Além disso, a presença do candidato será obrigatória. As provas estão previstas para acontecerem dias 11 e 18 de outubro.

É válido ressaltar que o exame continua com o roteiro de cobranças com temas ligados ao cotidiano nacional e internacional, com assuntos relativamente envolvendo atualidades. O exame é o principal meio de acesso às Universidades e Faculdades públicas do país, por meio do Sisu, bem como em instituições educacionais privadas, através do Prouni e Fies.

Só ano passado, segundo o blog de notícias techtudo (2020) foram gastos cerca de R$ 500 milhões em mais de 10,2 milhões de provas impressas. Uma das jueezyrz W W stificativas pela decisão, segundo o governo federal consiste na economia do papel que essa medida pode oferecer, representando além de ganhos no combate ao desperdício, em casos de participantes que não comparecem as provas, a questão ambiental também é supracitada.

As regras da prova digital foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP no final do mês de abril no próprio site da instituição. Um fato curioso é que os participantes com esta nova aplicação poderão contar com vídeos, possibilitando maior compreensão sobre as questões. As datas de inscrições estão disponíveis no site do Inep, além de outras informações sobre o Enem digital.

Portanto, este novo Enem traz consigo uma nova roupagem e com preocupação ambiental e econômica, reduzindo gastos com impressão e redução de danos ao meio ambiente, uma belíssima iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com o Inep e mesmo com aplicação gradativa ao longo dos anos, terá bons resultados para o país.

 

REFERÊNCIAS

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem. Disponível em; http://www.inep.gov.br/. Acesso em; 01 mai. 2020.

TECHTUDO. Como funciona o ENEM Digital 2020? Saiba tudo sobre a prova online. Disponível em; https://www.techtudo.com.br/. Acesso em; 03 mai. 2020.

Contato:
Damásio Santos
Fone: (89) 99908 4856
E-mail: damasiopicospi@gmail.com
Instagram: @dampicospi

Fonte: Prof Damásio Santos

 

Seja o primeiro a comentar